16.3.17

Yoga e a Cultura Indígena

Etimologicamente a palavra Yoga deriva do Sânscrito – língua antiga utilizada na Índia -, que significa União.  Academicamente é descrito como União de você com seu Ser interior, União de você com a sociedade ao redor e União de você com o Ser Supremo, ou Consciência Cósmica.
As diferentes linhas do Yoga apenas enfatizam um aspecto do Yoga no qual estabelecem este aspecto de união. Todos nós sabemos o quanto o índio é interligado com a Natureza. E aqui grafo esta, em maiúsculo, porque o conceito de natureza para o índio, é muito mais abrangente que para o chamado homem que habita as cidades.

O índio sente a Presença da Mãe Terra logo pela manhã quando ele caminha sobre esta. Seus pés não apenas “pisam”: eles pousam e sentem o calor e a vida, seus aromas, códigos e significados. A postura é de compartilhamento e não de confronto. A Terra é companheira de jornada, conselheira e amiga.


Por muitas vezes ele abaixa, coloca suas mãos por sobre ela como se a abraçasse e ao aproximar seus ouvidos procura ouvir os sons provenientes de seu interior. É um Estado Mental de União que é estabelecido desde que ele nasce. A Floresta ao redor para o índio não é vazia, mas sim, repleta de Vida e Energia. As árvores ao redor, a vegetação exuberante pulsa intensamente e para ele é perceptível a característica e “personalidade” de cada uma delas.Ele chama de Espírito da Planta o que chamamos de princípio ativo delas.

Ele reconhece os atributos e característica de cada uma. A presença do aspecto Divino é constante em sua vida e está inserido intrinsecamente na Natureza. O Sagrado está na Terra, no Céu, na Lua, no Sol, nas folhas,  flores e nos Seres – inclusive nele próprio.
O Sagrado é manifestado também pelo seus cantos e encantos, seus rituais e por como ele se relaciona com sua própria vida. O índio, manifestando sua própria natureza, sendo quem ele é está em Estado de Yoga, de União – com ele mesmo, com a natureza e com o Sagrado.


O que nós , moradores de centros urbanos, podemos aprender com esta Sabedoria nativa?Temos também um Céu e um Sol acima de nós a nos iluminar todos os dias. Possuímos uma chão em que normalmente nem percebemos sua existência quando caminhamos. Passamos por muitas árvores e mal reparamos em sua presença. E sobretudo não estamos acostumados a Sentir o Sagrado dentro e fora de nós.Praticar Yoga é muito mais que fazer os ásanas – as posturas físicas. Praticar Yoga é uma Postura Mental e Espiritual.


Namaste – O Sagrado que habita em mim saúda o Sagrado que habita em você



    Phelippe Pranaom Shan
              Professor de Yoga, Meditação e Relaxamento 
  lothusganesha@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...