8.4.17

As Emoções e a Ressonância Límbica pelo Yoga

Pode-se observar,  recentemente de modo mais acentuado, um conceito denominado “Ressonância Límbica” ser cada vez mais inserido em nosso contexto social, seja através da mídia, dos livros ou debates acadêmicos. E, o que seria isto?
A Ressonância Límbica ocorre quando nossas emoções são manifestas e isto é percebido e sentido por outras pessoas. É quando alguém está envolvida emocionalmente – seja amor, paz, raiva, tristeza, e etc , e isto é percebido imediatamente por quem está ao redor. Como ocorre este processo?
A ciência afirma que possuímos três cérebros: o cérebro reptiliano, o límbico e o neocortex. O Reptiliano é a parte mais antiga do cérebro. É responsável  pelo comportamento instintivo, como reprodução, instinto de sobrevivência e também pelas funções sensórios motoras. Como o nome diz, é característica dos répteis.
Uma nova camada acima da antiga é o chamado sistema límbico, característica dos mamíferos. É o cérebro emocional - relacionado às emoções e a memória. E acima deste, encontramos o neocortex, interligado ao pensamento, raciocínio e linguagem.
Quando o sistema límbico é acionado ocorre uma ressonância que pode ser percebida por seres da mesma natureza. Ele é acionado, a princípio, por nossos sentidos.  Como vivemos em um mundo fortemente visual, é pelos olhos  o maior canal desta percepção.
Através dos olhos percebemos o estado emocional de uma pessoa seja pelos pequenos traços de seu comportamento  (tese mais difundida) ou de suas sensações transmitidas em outras linguagens ou sensações. Apenas Sentimos o que está acontecendo. Outro canal em que ocorre a ressonância é o som. São os ouvidos. Sabemos como podemos nos sentir agraciados emocionalmente quando ouvimos uma bela musica. Um detalhe: A glândula Pineal faz parte da estrutura do Sistema Límbico.
No entanto há outros sentidos da percepção, mais sutis, onde podemos captar esta ressonância emitida pelo sistema límbico. Aí entra o Yoga.
Yoga e o Sistema Límbico
Yoga é a interiorização dos Vrittis, que são as expressões da mente que por sua vez são captadas pelos nossos sentidos (sentidos exteriores). Ao invés de colocarmos nossa atenção e energia nos sentidos e em suas captações, podemos colocar a atenção em nossa alma, ou essência, ou self, ou eu interior e este acionar as emoções relacionadas em nosso sistema límbico.
O atributo essencial de nossa alma é a Paz. Conforme vamos descortinando nossas camadas exteriores e vamos acessando nossa alma, vamos permitindo que este estado se manifeste, e com isto acionando nosso Sistema Límbico e este através da ressonância faça com que a Paz se espalhe por nossa volta. O Sistema límbico é uma caixa de ressonância.
A caixa de ressonância passa a ser acionada não mais de fora para dentro, mas aos poucos, de dentro para fora, com qualidades emocionais sutis e de maneira consciente. Quanto mais nos interiorizamos, mais aspectos sutis de nossa essência é captada e espalhada.
O que também é interessante é que conforme praticamos isto, começamos a aprender a reconhecer aspectos sutis de outras pessoas, seja manifesta por sua essência e/ou amplificada pelo seu próprio sistema límbico. E não só, a ressonância realizada de maneira consciente é cada vez mais compartilhada. Isto significa escolhas, realizadas pelo discernimento, de maneira consciente, de emoções mais sutis, amplificadas por esta caixa de ressonância. A Pineal é uma antena.
Não é à toa que o Yoga é definido nos Sutras de Patanjali como Yoga é o recolhimento dos Vrittis – expressões da mente captadas pelos sentidos.
Portanto, somos capazes de ser utilizar, conscientemente e de modo voluntário , nossas emoções mais sutis e espirituais – como o amor, a gratidão, a compaixão, temperá-las com a Paz da alma através da meditação e da oração tendo um enorme canal de ressonância como o Sistema Límbico.
Detalhe: Quanto maior for o foco, a concentração, a atitude de se pôr por inteiro no ato, mais potencializa e cristaliza a ressonância. E, isto ocorre pela prática, prática, prática.
Phelippe Pranaom Shan
Professor de Yoga, Relaxamento, Meditação
  lothusganesha@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...